O batido de leite, leite batido, frapê ou milk-shake(pron. "milque-xeique" ou "mílc-cheic") é uma bebida à base de leite e algum outro alimento, normalmente fruta e/ou sorvete.
Pode ser adoçado com açúcar, mel ou leite condensado. Não se costuma adoçar o milk-shake, pois geralmente usa-se sorvete de baunilha/creme, morango ou chocolate para prepará-lo, além de caldas/coberturas de vários sabores.
Nada impede que se misturem vários alimentos ou mesmo que se coloque gelo, quando se quer o batido gelado. É uma bebida bastante popular no café da manhã em algumas regiões, em especial aqueles à base de cereais e que podem ser preparados quentes. No entanto, não há uma tendência genérica de horário de seu consumo, variando de acordo com a cultura alimentar e o clima local. O batido de leite com frutas é muito consumido por pessoas preocupadas com a preparação física, por ser considerada mais saudável que o consumo de cafeína ou o chocolate.
Quando a palavra milk-shake foi usada pela primeira vez na imprensa, em 1885, os milk-shakes eram uma bebida alcoólica com whisky . Entretanto, por volta de 1900, o termo passou a ser usado para se referir a uma bebida batida feita de xarope de chocolate, morango ou baunilha. No início da década de 1900, as pessoas começaram a pedir pela nova bebida, frequentemente acompanhada de sorvete. Nos anos 1930, os milk-shakes se tornaram muito populares nas malt shops . [1] , típicos pontos de encontro de estudantes na época.
Entre as diversas composições do batido de leite, as mais comumente encontradas são:
Vitaminas, batido a base de frutas como:
Milk shake, batido a base de sorvete, leite e algum sabor adicional como:
Mingaus ou batidos, base de cereais como: